Conseguir melhorar cada vez mais o relacionamento com o cliente e impactá-lo positivamente é o que todo empreendedor deseja para o sucesso dos seus negócios. Mas o que muitos esquecem é o caminho necessário a seguir para a conquista desse objetivo.

É essencial cultivar uma escuta ativa e estar de olho no que andam falando a respeito da sua marca e como o seu público a enxerga, se é justamente o que você deseja passar, caso não seja é necessário tomar algumas medidas para a mudança dessa imagem.

Nesse momento surge o Social Listening, para descobrir o que é e qual sua importância siga com a leitura!

O que é Social Listening?

Termo em inglês para escuta social que nada mais é do que o processo que uma marca passa para tentar compreender e acompanhar como é vista por seus clientes nas redes sociais.

Com o objetivo de estabelecer ou mesmo manter uma relação saudável com seus consumidores, a estratégia de social listening vem para monitorar tudo o que é falado, opiniões, críticas e todo tipo de feedback.

Além de ser possível acompanhar a concorrência e ainda analisar algumas palavras-chave e com isso ser capaz de identificar as melhores oportunidades no mercado.

Qual a importância do Social Listening para a empresa?

Diferente do que é feito no monitoramento de redes sociais, o social listening é uma estratégia responsável por responder os consumidores e com isso, estabelecer uma verdadeira escuta ativa.

É um caminho para conseguir coletar informações valiosas sobre o que o seu público espera e deseja da marca que o acompanha.

O que leva a empresa a alcançar grandes melhorias no seu atendimento, no oferecimento do seu produto ou serviço e na construção de sua reputação, consolidando sua marca no mercado.

As vantagens para quem utiliza o Social Listening no seu planejamento estratégico de marketing acaba por ser diverso, acompanhe agora alguns dos principais benefícios.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Quando se sabe o que falam de você, obviamente fica muito mais fácil conseguir se aperfeiçoar e mudar o que não está funcionando. Manter-se informado, na prática, possibilita inúmeras vantagens como:

  • Captação de novos leads, com a possibilidade de ouvir quem já é seu cliente, você consegue reformular algumas ações e melhorias para oferecer um atendimento ainda melhor e com isso, gerar muito mais leads para o seu negócio.
  • Produz um serviço ou produto direcionado e certeiro, justamente para atingir as pessoas certas.
  • Possibilidade de destaque em relação à concorrência, entendendo o mercado e conseguindo oferecer soluções melhores para o seu cliente o que diferencia daqueles que continuam optando por não escutar seus consumidores. E ainda possibilita descobrir o que o concorrente fez que deu ou não certo, ajudando na criação de estratégias mais eficientes.
  • Quando a empresa está aberta para uma escuta ativa e direcionada aos seus clientes, consumidores e admiradores a tarefa de se atualizar com as tendências e novidades que surgem diariamente se torna muito mais fácil e com isso é possível gerar um maior engajamento com seu público.

Deu para notar o quanto a prática do social listening pode trazer melhorias e vantagens para uma empresa, não é mesmo? Por isso, juntamente com a equipe de marketing estratégico e o comercial, dê início a esse processo e implemente na empresa essa prática.

Dê voz para o seu público e consiga a aproximação e identificação necessárias para conquistar verdadeiros admiradores e defensores de marca. Aproveite o momento e continue sua leitura com o nosso e-book Como melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Fonte: www.postdigital.cc

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