Além de munícipios no Estado de São Paulo, seis cidades da Bahia também foram contempladas pelo Meu Ambiente

Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzanoconcluiu a segunda edição on-line do Meu Ambiente, programa de educação ambiental. A iniciativa busca promover a valorização da natureza como espaço educador e sensibilizar para que temas relacionados à sustentabilidade sejam trabalhados de forma interdisciplinar, dentro e fora das salas de aula.

Neste ano, o programa – que já envolvia educadores e alunos da rede pública de Bertioga, Mogi das Cruzes e Suzano (SP), municípios do entorno do Parque das Neblinas – foi expandido para o Estado da Bahia em parceria com o Programa Suzano de Educação, contemplando seis municípios: Alcobaça, Caravelas, Prado, Mucuri, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa.

O Instituto entende que a educação ambiental pode ser multiplicada e, sendo assim, tem o potencial para expandir a didática por meio da formação dos educadores. O objetivo de ter a formação enquanto fator multiplicador é ampliar o número de crianças e adolescentes em contato com a natureza para que desenvolvam por si só o respeito e cuidado com o meio ambiente.

Por meio da formação on-line, busca-se desenvolver projetos que unem educação e natureza mesmo nos contextos de aprendizagem a distância. Para isso, o curso contou com 60 horas – divididas em 40h de aula e 20h para elaboração da ação final –, com a utilização de diversas ferramentas de comunicação, como sala de aula virtual, vídeos inspiradores e podcasts. O encontro de encerramento promoveu a troca entre os participantes e contou com a presença dos representantes do Poder Público Fernando Poyatos, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bertioga, e Leandro Bassini, Secretário Municipal de Educação de Suzano.

“O Programa Meu Ambiente traz o fluir da relação escola e natureza de forma potente, orgânica e significativa. Convida ao entendimento de mundo e contribui com a principal função da criança que é viver a experiência. Bonito de ver a construção deste curso pela equipe Ecofuturo, ampliando os olhares de pertencimento ao planeta. Em nome da Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, agradecemos a parceria e por fazer diferença em nossas ações formativas”, declara Angélica Lucas, responsável pela Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes.

“Sensibilizar sobre a natureza por meio de ferramentas virtuais continua sendo desafiador, mas, a cada edição do curso virtual do Meu Ambiente, percebemos que é possível despertar o olhar para os ambientes naturais, mesmo atrás da tela. A edição deste ano possibilitou reflexões sobre a urgência em promover ações que estimulem o contanto sensível com a natureza e que, muitas vezes, transbordam o currículo programático e conteúdos pedagógicos. Unir educação e natureza contribui para uma constante interação com o ambiente onde se vive, considerando o indivíduo, a realidade, a comunidade, permitindo assim a multiplicidade de conexões com os diversos saberes”, afirma Michele Martins, analista de Sustentabilidade do Ecofuturo.

“Para o Programa Suzano de Educação, a parceria com o Ecofuturo na realização de formação em educação ambiental é de grande contribuição, uma vez que trabalhamos a intersetorialidade como um dos pilares fundamentais para a formação integral do estudante. O piloto, com os municípios que compõe o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Bahia, potencializou os resultados na melhoria da educação em nossos territórios”, declara Vanessa Espindola, gestora do Programa Suzano de Educação.

Os envolvidos elaboraram projetos que serão disponibilizados por meio de um e-book, com lançamento previsto para dezembro. Todas as publicações produzidas pelo Ecofuturo são disponibilizadas gratuitamente no site do Instituto, para disseminar o conhecimento.

Sobre o Instituto Ecofuturo 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *