Combinação recentemente estreada pelo SUV deve em breve equipar outros modelos, e não ficará restrito só a carros da marca italiana

O Fiat Pulse chegou causando um grande impacto no mercado brasileiro. Candidato a figurar entre os modelos mais emplacados no país nos próximos meses, o primeiro SUV nacional da marca tem como uma de suas principais novidades o casamento do já conhecido motor 1.3 Firefly flex com uma caixa automática do tipo CVT, que simula sete marchas.

O propulsor, um quatro-cilindros naturalmente aspirado 8V, já era conhecido de outros modelos, como Argo e Cronos, mas surgiu no Pulse com uma calibração diferente e mais mansa: 98/107 cv (gasolina/etanol) de potência e 13,2/13,7 kgfm de torque, devido às novas leis de emissões que vigorarão no Brasil a partir de 2022, o Proconve L7.A usina recalibrada de 1,3 litro continuará oferecida com o mesmo câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada do Pulse, mas a Stellantis aproveitou o ensejo para debutar a inédita configuração 1.3 Firefly CVT. A caixa continuamente variável também foi aplicada à configuração Turbo 200 (1.0 três-cilindros turboflex com injeção direta de 125/130 cv e 20,4 kgfm.Assim como o propulsor 1.0 GS3 T3 será aproveitado por outros carros da Stellantis, incluindo da própria Fiat (como o SUV cupê Fastback) e outras marcas do grupo (como o Peugeot 208 e os futuros sedan e SUV compacto-médio da Citroën), o conjunto 1.3 CVT deve compor a gama de pelo menos outros cinco produtos. Veja quais:

Fiat Strada

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A Fiat Strada já deveria ter estreado a configuração na linha 2022, mas, diante de outros lançamentos importantes e da dificuldade de manter o ritmo de produção, devido à crise de fornecimento de semicondutores, a Stellantis resolveu segurar a novidade para o ano-modelo 2023, que deve chegar ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Segundo o site Autos Segredos, a Strada automática será oferecida em duas versões: Volcano e Ranch, sempre com cabine dupla e quatro portas. Serão as novas opções de topo da picape compacta mais vendida no país, ambas custando acima de R$ 100.000. Potência e torque serão os mesmos do Pulse.

Fiat Argo

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Assim como a Strada, o hatch compacto Argo receberá o conjunto 1.3 CVT na virada para a linha 2023, tanto na versão “civil” Drive quanto na aventureira Trekking. Neste último caso, ele substituirá o trem de força 1.8 automático com conversor de torque de seis marchas.

Fiat Cronos

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Outro que passará a ter suas configurações mais caras empurradas pelo 1.3 CVT de até 107 cv será o sedan Cronos. Assim como o Argo, a troca do 1.8 AT6 pelo 1.3 CVT com simulação de sete velocidades ocorrerá na troca da linha 2022 para a 2023. Só que, diferentemente de Pulse, Argo e Strada, feitos em Betim (MG), o Cronos vem de Córdoba (Argentina).

Citroën C3

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Uma das grandes sacadas da Stellantis pode estar na aplicação da unidade motriz 1.3 Firefly CVT ao Citroën C3, o que faz muito mais sentido para um carro com sua proposta de maior apelo popular do que o velho 1.6 EC5 AT6 ou o Turbo 200 CVT. O novo C3 será lançado no Brasil em março de 2022.

Peugeot 208

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A Stellantis já vem trabalhando na atualização do veterano motor 1.6 EC5 usado, por enquanto, pela nova geração do Peugeot 208. De acordo com o Autos Segredos, o hatch produzido na Argentina passará a contar com versões 1.3 e 1.0 turbo CVT. Assim, uma variante 1.3 CVT viria bem a calhar.

Fonte: abracaf.com.br

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